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Arquitetos: Allmann Sattler Wappner Architekten; Christof Killius, Lisette Oberleitner, Ana Prikic, Kerstin Schaich, Katrin Wittmann
- Área: 7000 m²
- Ano: 2009
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Fabricantes: SIMES, Zumtobel
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Museu Dornier localiza-se nas imediações das pistas vizinhas ao Aeroporto Regional de Friedrichshafen, na Alemanha. O objetivo do museu é apresentar a tecnologia de construção das aeronaves e a história da Dornier, que foi fundada em 1922. Entre as exposições estão aeronaves antigas, algumas que ainda podem voar. A forma do museu deriva-se do acesso direto dos aviões expostos para as pistas. Translúcidas, as fachadas curvas delimitam o espaço interior e orientam o caminho para exterior. As fachadas orientadas para o aeroporto são fechadas por portões transparentes. Uma caixa dentro do grande hall principal oferece um espaço para apresentações cenográficas de diferentes eras.
Função e Conceito: O museu documenta a rica história da Dornier Corporation. Próximo ao Aeroporto de Friedrichshafen facilita um conceito de design unicamente contextual. Traduzindo a qualidade particular da área para a tipologia arquitetônica, focando no programa pré-determinado, de exposição dentro de um edifício singular. Para criar esse espaço de uma forma comedida - semelhante a um palco - algumas decisões conceituais básicas foram tomadas para o Museu Dornier.
Manter e exibir os documentos materiais de pessoas e seus ambientes serve, principalmente, para o benefício da sociedade e seu desenvolvimento. As instituições privadas e particulares, entre outras, fornecem essa importante contribuição. Assim, o Dornier se junta às empresas de fundadores renomados com museus privados que fazem suas coleções acessíveis ao público. A fim de documentar a história aeroespacial, o Museu Dornier é concebido como uma plataforma de projeção e reflexão sobre acontecimentos do passado. De um lado, exposições e seus contextos históricos e, do outro lado, os visitantes e sua compreensão e experiências e histórias individuais. O objetivo do conceito arquitetônico do museu é influenciar esse processo, facilitando e projetando transições, semelhante a um aeroporto e sua função transitória.
Museu e aeroporto, passado e presente, em um único local. Esta simultaneidade se manifesta dentro de uma pista em forma de arco, assemelhando-se a uma saída nas proximidades da pista de pouso do aeroporto. Seu vértice é sobreposto com um volume retangular. A área de interseção geométrica é a base do térreo do museu. O volume de espaço de exposição apresenta superfícies curvas projetando o contorno da pista para cima, para a estrutura do telhado. No oeste e no leste, o perímetro lateral permite uma transição da cobertura para a fachada e para a pista. Os elementos da cobertura, projetados para fora do perímetro longitudinal ao longo da intersecção do plano de piso e pista, distorcem a imagem habitual e convencional de um hangar.
Materiais e Caráter: A justaposição espacial do museu e hangar servem como base para o programa de exposições pre-determinado. A arquitetura, que lembra os edifícios industriais, se origina da percepção dessas áreas como uma unidade. Não é um museu com um hangar, mas um hangar como museu. O contexto e o orçamento determinaram a busca da forma ideal para um museu aeroespacial. O resultado é um espaço de exposição que veicula o princípio da fabricação de um avião como uma imagem, citando o uso econômico dos recursos.
As superfícies curvas perimetrais são segmentadas imperceptivelmente por painéis de policarbonato. Este material de construção, usado principalmente na construção industrial, transmite leveza e maleabilidade, e recebe um grau de precisão que transforma a sua expressão e significado devido às dimensões do perímetro do edifício.
Ao longo da fachada sul, um padrão de quadriculado de pontos foi aplicado à superfície, reduzindo a incidência de luz solar. O padrão de quadriculado obscurece a estrutura linear dos painéis de policarbonato. A ausência de uma estrutura claramente visível transmite a imagem de uma parede para o observador, uma impressão de transparência e permeabilidade. O número limitado de portas e janelas, enquadradas como vitrines, fornecem pontos de referência de escala do hangar. Ao longo da fachada norte, painéis de policarbonato são aplicados sem tratamento adicional. Seu arranjo curvo dá-lhes, de acordo com o ponto de vista do observador, características de um filtro, oferecendo meras visualizações do interior e, por vezes, características de um espelho, refletindo a extensão da pista de pouso.